Pesquisas apontam uma nova tendência na hora de planejar um escritório que satisfaça os empregados. Segundo a maioria absoluta dessas pesquisas, o espaço físico das empresas e os móveis planejados para cada tipo de ambiente influenciam diretamente na produtividade.
A nova tendência de mercado procura resolver o desejo dos funcionários que, cada vez mais, procuram maior qualidade de vida no ambiente de trabalho. Arquitetos, designers e projetistas estão procurando uma nova concepção na hora de realizar o planejamento dos escritórios.
Conforme os resultados de uma das maiores pesquisas sobre a relação entre ambiente, produtividade e satisfação no trabalho, realizada pela consultoria norte-americana Gensler, com 2.013 empregados de todos os níveis, 90% dos funcionários acreditam que o design do escritório pode influenciar no humor e, consequentemente, na produtividade.

Ainda segundo a pesquisa da Gensler, 21% dos entrevistados também declaram que poderiam ser mais produtivos em um escritório com móveis planejados e em um ambiente mais descontraído. O estudo também apontou outras conclusões, confira:
• 58% disseram ter vergonha de mostrar o local de trabalho a clientes e fornecedores.
• 48% trabalhariam uma hora a mais por dia, com satisfação, se o escritório fosse mais acolhedor.
• 66% crêem no aumento de eficiência no trabalho se os colegas estão mais próximos fisicamente.
• 20% classificam seu escritório como “razoável” ou “precário”.
• 33% responderam que o ambiente de trabalho não favorece a saúde e o bem-estar, apesar de os dois fatores serem vitais para a produtividade.
E o que dizem os empresários?
• 90% acham que melhorias no ambiente de trabalho teriam impacto positivo no resultado da empresa.
• Apesar disso, apenas 20% dizem haver planos para melhoria do layout dos escritórios.
• 80% dos entrevistados defendem salas de diretoria separadas do resto da equipe. Essa posição contraria a opinião de 62% dos funcionários, que admiram mais os chefes que trabalham em ambiente aberto.
Portanto, ao projetar seu escritório não se esqueça que os móveis planejados e um ambiente acolhedor podem dar aos empregados mais vontade de trabalhar e por consequência aumentar os lucros.
by Cícero Walcker
Nenhum comentário:
Postar um comentário